Apresentação

00:30:00

Em "as histórias de um guarda-livros" espero encontrar um refúgio para os meus pensamentos, minhas ideias e ideais, espero ter aqui a calma para concluir minhas histórias e expressar minhas opiniões.
O que é um guarda-livros?
Até 10 de setembro de 1958 o profissional de contabilidade era chamado de "guarda-livros" que era o equivalente ao termo em inglês "bookkeeper" porém, mesmo com o advento dessa resolução do CFC nessa data esse termo foi utilizado até meados de 1970. A função do contabilista nos primórdios era a de somente guardar documentos e livros fiscais - daí o termo guarda-livros - e com o passar do tempo passou a assumir outras funções o que fez com que o profissional passasse a ser chamado de "contador".
Gosto dessa denominação pelo seu sentido ambíguo, faz parte da história da minha profissão e também serve como uma definição de uma das minhas paixões, meus livros.
Gosto de ler apesar de não ter sido criado em uma família com muita leitura e não me lembro onde adquiri esse hábito, porém, acho que isso ajudou nas minhas formações.
O que espero colocar nesse espaço?
Gosto de contos, sou fanático por vários contistas como Machado de Assis, Eça de Queiroz e especialmente Aluísio Azevedo. Ao longo dos anos escrevo meus contos, com um lapso infinito de inferioridade dos autores que citei acima, e sempre procurei em blogs autores que também gostassem de contos e histórias curtas, e sou um leitor assíduo desses blogs, então queria que as pessoas que gostassem desses tipos de escritos buscassem aqui algum entretenimento pra essa vida vazia que é a de hoje.
Gosto também de comentar e falar da profissão contábil, mas não os termos técnicos que poucos conhecem e muitos acham chatos, mas acho que existem várias classificações e definições que podem ser utilizadas no dia-a-dia e, inclusive, nos contos e histórias.
Tenho também uma nova paixão, as Ciências Econômicas, que eu espero ter algum embasamento para poder comentar e relacionar nas minhas histórias.
Agradeço o tempo, o mínimo que tenha sido, que cada um passou lendo essas histórias.

You Might Also Like

4 comentários

  1. Não sabia dessa origem da palavra contador... :) muito sucesso com o teu blog... até...

    ResponderExcluir
  2. Oi Rodolfo!
    Muito bacana a história de como surgiu a o termo contador.
    Agradeço ao seu comentário no meu blog e ao elogios que fez. Uma vez que disse que gosta de ler contos, não posso perder a oportunidade de lhe convidar para ler todos os que já postei. Sei que você disse que prefere contos curtos, mas eu realmente não consigo escrever pouco, tanto que meus contos seguem até hoje com continuação. Dê uma olhada lá, vê o que acha, se achar muito, não precisa ler tudo não ^^
    Abraço

    Eis os links:

    http://rickyoz.blogspot.com.br/p/autor.html

    http://rickyoz.blogspot.com.br/p/blog_2491.html

    http://rickyoz.blogspot.com.br/p/contos-iii.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita também! Estou acompanhando seu blog e vou ler seus textos!

      Um abraço!

      Excluir
  3. Vim retribuir a sua visita ao meu blog, vim dizer que também aprecio o Machado de Assis, muito bom esse seu blog e quero propor uma parceria, o que você acha? Qualquer coisa entre em contato.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderExcluir

Flickr Images