Pão com Mortandela

22:53:00

A vida de Rodrigo, dono da padaria da esquina, mudou completamente no dia que ele contratou Maria Isaura como uma de suas atendentes.
A moça não sabia cozinhar, trocava alguns pedidos dos clientes, não gostava muito de limpar as mesas de lanche, mas todo o incômodo que Rodrigo sentia, com o despreparo da funcionária, se desfazia quando ela do salão gritava: "Saindo um pão com mortandela"! Isso mesmo, mortandela, com ênfase naquele "n" intruso no meio do nome. Ele adorava ficar ouvindo a atendente gritar esse nome. Não se importava nem um pouco e nem fazia questão de corrigir a moça como fazia com os outros funcionários:
- Seu Rodrigo, eu queria um aumento. - falou um padeiro certo dia.
- Ah! Então o Senhor queria, agora não quer mais?
Mas com Maria Isaura era diferente.
As vezes ele instigava a moça a falar.
- Maria, o que tem pra comer?
- Tem pão com manteiga, Seu Rodrigo.
- Eu queria algo mais incrementado.
- Ah, então eu faço um pão com mortandela pro senhor!
Rodrigo se derretia.
- Mas Seu Rodrigo, essa moça fala errado. - dizia a cozinheira.
- Deixa ela! Ela está aprendendo! Tu já nasceste sabendo?
Rodrigo parava tudo que estava fazendo quando via que ela ensaiava gritar um pedido para a cozinheira.
- Saindo um pão na chapa!! - gritou a Maria Isaura.
Rodrigo já estava voltando ao trabalho quando ouviu:
- Cancela o pão na chapa e prepara um pão com mortandela.
Rodrigo deixava escapar um sorriso sacana.
E anos se passaram e Rodrigo nunca se cansou de ouvir tal palavra.
A cozinheira, percebendo o gosto do patrão, tentou:
- Seu Rodrigo, quer um pão com mortandela?
- Não, obrigado.
Era Maria Isaura que tinha um jeito especial de falar "mortandela".
Alguns anos depois Rodrigo e Maria Isaura estavam casados. Tiveram um menino. O nome? Guilherme.
Mas Maria Isaura, para felicidade de Rodrigo, pronuncia Guilérme.

You Might Also Like

10 comentários

  1. Belo conto. Engraçado com um toque de romance.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. hahaha!
    Muito engraçado! Acho que ia corrigir o tempo todo essa mulher!
    Muito bom.
    Abraços,
    Scar.
    http://wonderlandmundodoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. HAHAHA Adorei o final dessa história! Muito bem feita fiquei com vontade de conhecer a Maria Isaura!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu gostaria de dizer que gostei muito do seu blog e passei a seguir achei bem interessante.
    Poderia dar uma olhadinha no meu blog também? É um blog sobre livros, mas com o passar do tempo irei ampliar os temas. Se quiser deixar um comentário la em uma das minhas postagens com o que achou ficarei muito agradecida *-* Obrigada desde já.
    http://maniacosliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passarei sim!
      Obrigado pela visita!
      Um abraço!

      Excluir
  5. Eu não gosto de mortandela porque me dá muita dor de estomogo e problemas no figo.
    Genial! kkkk
    Abraço.

    Histórias, estórias e outras polêmicas

    ResponderExcluir
  6. Vai ver tinha algo de especial na voz / sotaque da moça. ^^
    ::::
    {Emilie Escreve}

    ResponderExcluir

Flickr Images